domingo, 29 de maio de 2011

Por trás da máscara

.
.

É possível mostrar-se para o mundo sem nenhuma máscara?

.
.

Dividida em duas aulas, fizemos a atividade das máscaras de gesso.
Na primeira aula, a confecção. Formadas as duplas o trabalho pode começar: vaselina para proteger o rosto; várias camadas de gaze engessada com água dão forma a máscara. É preciso confiar no parceiro(a) que "constrói" a máscara no seu rosto, pois o trabalho é delicado e pode desandar em segundos.


BU!

Na segunda aula, a pintura das máscaras: do lado de fora, pintamos como imaginamos que as pessoas nos veem (o que mostramos ao mundo). Por dentro, como nos enxergamos (e quase não expômos a ninguém). Após essa reflexão durante a pintura, ocorreu uma dinâmica entre a turma.


Todos escolhendo suas máscaras preferidas, e conversando sobre o exterior e interior das máscaras. Assim, trocamos segredos, nos emocionamos juntos, nos aproximamos. Todos deixaram algumas máscaras "caírem", aquelas que usamos para viver e sobreviver.

Todos os dias, conscientemente, vestimos nossas roupas para escondermos nossas vergonhas; inconscientemente, vestimos nossas máscaras para escondermos o que nos envergonha em nós mesmos.

E seguimos assim, sempre encobrindo algo, de alguém ou de nós mesmos: quando detestamos a roupa de um colega de trabalho (que acabou de perguntar "Como estou?"); um mau humor matinal que se extende ao longo do dia; uma paixão velada; um vício que não dividimos; quando fingimos gostar daquela tia chata.

Concordam ou não?

.
.


Análise de atividades:

1- Título: Máscaras de gesso

2- Materiais: Água, vaselina, gaze gessada, algodão (parte I); Tinta e pincel (parte II); Tecido TNT, linha e agulha, máscaras de gesso, linhas coloridas (parte III)
    Equipamentos: Carteira

3- Análise do material :
    a) Peso: Leve e médio
    b) Dimensão: Pequeno e grande
    c) Mobilidade: Portátil
    d) Qualidade física:
         Textura: Grossa e fina
         Resistência: Média
         Cheiro: Médio
    e) Custo: Médio
    f) Possibilidade de:
       Adaptação: Sim
       Reaproveitamento: Possível

4- Análise do equipamento :
     a) Peso: Médio
     b) Dimensão: Grande
     c) Mobilidade: Portátil
     d) Custo: Médio

5- Procedimento:
    a) Tempo de execução: Aprox. 360 min. no total
    b) Espaço requerido: Grande
    c) Etapas: 5 etapas
    d) Descrição das etapas: Cortar a gaze em tiras, passar vaselina no rosto do colega, Molhar e moldar a gaze, Esperar o gesso secar, Retirar a máscara. (parte I); Pintar a máscara (parte II);  Costurar os TNT's, prender as máscaras no tecido (parte III).

A- Físicos :
     a) Amplitude: Média
     b) Força: Pouca
     c) Distribuição dos movimentos: Bilateral
     d) Dominância: Superior e inferior
     e) Postura: Variável

B- Psicofísicos :
     a) Coordenação motora: Grossa
     b) Tátil :
         Temperatura do material: Gelado e normal
         Textura do material: Lisa
     c) Olfativo: Não
     d) Gustativo: Não
     e) Auditivo: Não
     f) Visual:
         Figura-fundo: Sim

C- Psíquicos:
     a) Atenção e concentração: Muita
     b) Interesse: Intrínseco e extrínseco
     c) Raciocínio: Lógico
     d) Memória: Imediata
     e) Imaginação: Muita
     f) Flexibilidade: Normal
     g) Iniciativa: Muita

D- Sociais:
     a) Relacionamento: Grupal

Um comentário:

  1. Thaís Epifanio - 3° período2 de julho de 2011 às 06:18

    Aí.. adorei! Vai ser seu portifólio? Que idéia ótima!

    ResponderExcluir