.
.
.
É possível mostrar-se para o mundo sem nenhuma máscara? |
.
.
Dividida em duas aulas, fizemos a atividade das máscaras de gesso.
Na primeira aula, a confecção. Formadas as duplas o trabalho pode começar: vaselina para proteger o rosto; várias camadas de gaze engessada com água dão forma a máscara. É preciso confiar no parceiro(a) que "constrói" a máscara no seu rosto, pois o trabalho é delicado e pode desandar em segundos.
BU! |
Na segunda aula, a pintura das máscaras: do lado de fora, pintamos como imaginamos que as pessoas nos veem (o que mostramos ao mundo). Por dentro, como nos enxergamos (e quase não expômos a ninguém). Após essa reflexão durante a pintura, ocorreu uma dinâmica entre a turma.
Todos escolhendo suas máscaras preferidas, e conversando sobre o exterior e interior das máscaras. Assim, trocamos segredos, nos emocionamos juntos, nos aproximamos. Todos deixaram algumas máscaras "caírem", aquelas que usamos para viver e sobreviver.
Todos os dias, conscientemente, vestimos nossas roupas para escondermos nossas vergonhas; inconscientemente, vestimos nossas máscaras para escondermos o que nos envergonha em nós mesmos.
E seguimos assim, sempre encobrindo algo, de alguém ou de nós mesmos: quando detestamos a roupa de um colega de trabalho (que acabou de perguntar "Como estou?"); um mau humor matinal que se extende ao longo do dia; uma paixão velada; um vício que não dividimos; quando fingimos gostar daquela tia chata.
Concordam ou não?
.
.
Análise de atividades:
1- Título: Máscaras de gesso
2- Materiais: Água, vaselina, gaze gessada, algodão (parte I); Tinta e pincel (parte II); Tecido TNT, linha e agulha, máscaras de gesso, linhas coloridas (parte III)
Equipamentos: Carteira
3- Análise do material :
a) Peso: Leve e médio
b) Dimensão: Pequeno e grande
c) Mobilidade: Portátil
d) Qualidade física:
Textura: Grossa e fina
Resistência: Média
Cheiro: Médio
e) Custo: Médio
f) Possibilidade de:
Adaptação: Sim
Reaproveitamento: Possível
4- Análise do equipamento :
a) Peso: Médio
b) Dimensão: Grande
c) Mobilidade: Portátil
d) Custo: Médio
5- Procedimento:
a) Tempo de execução: Aprox. 360 min. no total
b) Espaço requerido: Grande
c) Etapas: 5 etapas
d) Descrição das etapas: Cortar a gaze em tiras, passar vaselina no rosto do colega, Molhar e moldar a gaze, Esperar o gesso secar, Retirar a máscara. (parte I); Pintar a máscara (parte II); Costurar os TNT's, prender as máscaras no tecido (parte III).
A- Físicos :
a) Amplitude: Média
b) Força: Pouca
c) Distribuição dos movimentos: Bilateral
d) Dominância: Superior e inferior
e) Postura: Variável
B- Psicofísicos :
a) Coordenação motora: Grossa
b) Tátil :
Temperatura do material: Gelado e normal
Textura do material: Lisa
c) Olfativo: Não
d) Gustativo: Não
e) Auditivo: Não
f) Visual:
Figura-fundo: Sim
C- Psíquicos:
a) Atenção e concentração: Muita
b) Interesse: Intrínseco e extrínseco
c) Raciocínio: Lógico
d) Memória: Imediata
e) Imaginação: Muita
f) Flexibilidade: Normal
g) Iniciativa: Muita
D- Sociais:
a) Relacionamento: Grupal
Aí.. adorei! Vai ser seu portifólio? Que idéia ótima!
ResponderExcluir