Esta é minha impressão sobre a aula que comentarei a seguir. Impressão, porque infelizmente, não estive presente.
Tudo começou com a música "O Seu Olhar", do Arnaldo Antunes, sendo tocada para a turma:
Composição: Paulo Tatit / Arnaldo Antunes
O seu olhar lá foraO seu olhar no céu
O seu olhar demora
O seu olhar no meu
O seu olhar seu olhar melhora
Melhora o meu
Onde a brasa mora
E devora o breu
Como a chuva molha
O que se escondeu
O seu olhar seu olhar melhora
Melhora o meu
O seu olhar agora
O seu olhar nasceu
O seu olhar me olha
O seu olhar é seu
O seu olhar seu olhar melhora
Melhora o meu
Após escutar a música, a professora Patrícia distribui diversas linhas para a turma, que deveriam ser amarradas umas nas outras, ponta com ponta, e a cada nó, os colegas diziam uns para os outros: "seu olhar melhora o meu", para no fim, formar um novelo.
As máscaras confeccionadas em outra aula também fizeram parte desta aula. Um círculo foi formado, e assim, um aluno por vez amarrava sua máscara na linha e passava o novelo para um próximo, justificando sua escolha.
A teia estava tomando forma. |
Todos concordam que esta foi a aula mais emocionante, onde a turma pode se aproximar mais, cada um com sua personalidade, compreendendo e sendo compreendido.
.
.
Análise de atividades:
1- Título: O seu olhar melhora o meu
2- Materiais: papel da música, aparelho de som e cd
Equipamentos: carteira
Equipamentos: carteira
3- Análise do Material
a) peso: leve
b) dimensão: pequena
c) mobilidade: fixo
d) qualidade física: textura fina, resistência frágil
e) custo: médio
f) possibilidade de adaptação: sim
reaproveitamento: sim
4- Análise do Equipamento:
a) peso: médio
b) dimensão: pequena
c) mobilidade: fixa
d) custo: médio
5- Procedimento:
a) tempo de execução: (1 aula de 3hs)
b) espaço requerido: pequeno
c) etapas: 2
d) descrição das etapas: acompanhar a música com o papel e fazer o nó na teia das máscaras (encontrando o colega e fazer o nó com a sua linha na linha do colega e dizer: o seu olhar melhora o meu)
A. Físicos:
a) amplitude: média
b) força: pouca
c) distribuição dos movimentos: bilateral
d) dominância: lateral, superior e inferior
e) postura: variável
B. Psicofísicos:
a) coordenação motora: fina
b) tátil: normal
c) olfativo: não
d) gustativo: não
e) auditivo: sim
f) visual: sim
C. Psíquico:
a) atenção e concentração: regular
b) interesse: intrínseco
c) raciocínio: lógico e abstrato
d) memória: imediata
e) imaginação: muita
f) flexibilidade: muita
g) iniciativa: muita
D. Sociais:
a) relacionamento: individual e grupal
a) peso: leve
b) dimensão: pequena
c) mobilidade: fixo
d) qualidade física: textura fina, resistência frágil
e) custo: médio
f) possibilidade de adaptação: sim
reaproveitamento: sim
4- Análise do Equipamento:
a) peso: médio
b) dimensão: pequena
c) mobilidade: fixa
d) custo: médio
5- Procedimento:
a) tempo de execução: (1 aula de 3hs)
b) espaço requerido: pequeno
c) etapas: 2
d) descrição das etapas: acompanhar a música com o papel e fazer o nó na teia das máscaras (encontrando o colega e fazer o nó com a sua linha na linha do colega e dizer: o seu olhar melhora o meu)
A. Físicos:
a) amplitude: média
b) força: pouca
c) distribuição dos movimentos: bilateral
d) dominância: lateral, superior e inferior
e) postura: variável
B. Psicofísicos:
a) coordenação motora: fina
b) tátil: normal
c) olfativo: não
d) gustativo: não
e) auditivo: sim
f) visual: sim
C. Psíquico:
a) atenção e concentração: regular
b) interesse: intrínseco
c) raciocínio: lógico e abstrato
d) memória: imediata
e) imaginação: muita
f) flexibilidade: muita
g) iniciativa: muita
D. Sociais:
a) relacionamento: individual e grupal
Nenhum comentário:
Postar um comentário